How my curiosity and my love for one game drove me to discover that some things in my mind may be deeper than I thought they were

Source: pexels.com

Disclaimer: I’m not an expert in medicine or psychology and my experience with gambling wasn’t a controlled experiment using a scientific method. This is only my personal report to share what I’ve learned.

I deal with anxiety for as long as I can remember. Through a long time, I actually didn’t know that it was actually anxiety that caused me to behave like I did and suffer for the things that I suffered…


A folha está em branco. Branco é o vazio. É onde eu queria estar. O vazio dela emana ondas invisíveis, mas não insensíveis. Uma vez que você está preparado para senti-las, é impressionante ver o quão forte elas são. Talvez seja algo comparável somente às ondas gravitacionais. Ou digo, à curvatura causada no tecido do espaço-tempo. No fim, creio que o melhor é não estar preparado para senti-las.

Quando a folha tornou-se vazia? Calma, mas ela já não vem vazia de fábrica? São duas situações iguais, não interessa o precedente. Se desse para ser branco e vazio como a folha…


O clique no controle remoto era a única coisa constante ali. Eu realmente me encontrava não no estado de realmente estar procurando algo para assistir no Netflix, estava só passando coisas pela tela e fazendo a minha mente entender que eu estava tentando fazer alguma coisa. Eu deveria estar tentando com muito empenho, mas a realidade é que não houve avanço.

Uma vibração no celular já era o suficiente para acelerar uma respiração, embora o resultado fosse a decepção de sempre. Apenas um toque sem desbloquear a tela e eu já via que era uma notificação do grupo da família…


Seja o meu lá menor na guitarra semi-acústica. Com um pouco de reverb, só para criar uma leve ambientação. Não digo que seja melancólico, mas que seja reconfortante. Que seja simples e ambiente-me junto a ti. Como em um domingo de agosto, com nada a se esperar, uma chuva fina que preenche a nossa janela com gotas que escorrem vagarosamente. Um frio leve acompanhado de um cobertor quente. Seu ombro apoiado no meu, meu olhar perdido nos seus profundos olhos castanhos e a ponta dos meu dedos acariciando sua bochecha macia.

Seja o acompanhamento no saxofone. De fundo, sem buscar…


“Senhores usuários, bom dia! Este trem tem destino a estação Grajaú. A CPTM deseja a todos uma boa viagem”. Mal a gravação saiu pelos altos falantes do trem, este já estava cheio. Não tem como ele não encher de gente logo na estação Osasco. Hoje as pessoas seguiam um pouco diferentes: é bem curioso notar em como a sexta-feira acaba por mudar a vestimenta comum de quase todos. O clima no vagão acaba parecendo mais leve.

Eu seguia compenetrado no meu livro. Sentado graças ao clássico esquema de embarcar no trem ainda na estação Presidente Altino, abri a minha mochila…


Quando falamos em desenvolvimento pessoal, como podemos definir uma evolução? Essa questão está intrinsecamente ligada ao conceito de evolução. Neste caso, podemos pensar tanto semantica quanto pessoalmente.

Um bom ponto inicial é o conceito de evolução apresentado por Charles Darwin. Podemos relembrar que, para Darwin, os seres vivos não desenvolviam mudanças a si mesmos, mas herdavam as características que possibilitaram que seus antecessores sobrevivessem. Dessa forma, a seleção natural não era algo que disparava um processo de mudança (no caso, mutações), mas que, de fato, selecionava o que seguiria em frente.

Uma vez, pude escutar algo muito interessante sobre nós…


A pessoa da frente falou alguma coisa, mas não deu pra escutar. A marcação do tempo está muito clara, afinal não há como ignorar o grave incessante que atinge os ouvidos. Você só se mexe conforme o estrondo treme o teto frágil do salão velho. Aquela agora era a única forma de sobrevivência para o velho salão. Sem problemas, decadência combina muito bem com destruição.

Na sua mão há uma caneca metálica. Dentro dela, há um líquido com uma cor chamativa. Quando a luz colorida incide sobre ele, o efeito espelhado que se forma parece um caleidoscópio. Parece a forma…


“Um chopp weiss, por favor”. Eu corria para servir mais um cliente do bar enquanto a música animava nossa tradicional festa anual da faculdade. Todos estavam animados dançando em roda e eu atendia feliz os pedidos que chegavam em uma busca constante para reduzir a imensa fila que se estendia pelo salão. Era meu segundo ano naquela função e aquele estava sendo um bom momento em um ano que, até então, estava sendo marcado por uma queda livre sem fim.

Qualquer pessoa que já efetuou essa função em um ambiente semelhante pode contar algumas boas histórias presenciadas. Eu mesmo já…


Terça-feira, 7:40. Recentemente, venho tendo o hábito (agora já, praticamente, obsessivo) de abrir o Instagram e me ver rolando sem fim por um contingente de fotos e, especialmente, memes. É irônico reparar o quanto as fotos apenas passam pelos meus olhos sem grande foco. Às vezes, o polegar executa um toque duplo na tela para que eu, somente quando a foto sai no campo de visão, me pergunte: “Mas por que eu curti aquela foto? Do que ela se trata mesmo?”.

Depois que o tédio ataca, ou é hora de seguir com os passos do dia, ou começar a circular…


É difícil manter a calma quando o coração assume o comando. Começamos a navegar por águas turbulentas que nos levam por caminhos os quais não podemos prever. Quando o barco que está a navegar possui uma tripulação assolada pela peste da ansiedade, tudo só fica mais complicado.

Tudo entre nós aconteceu muito rápido. Céus, posso dizer que nem aconteceu ainda. Tenho a mania de acelerar as coisas, sei disso. O capitão do meu barco talvez tenha tapa-olhos em ambos os olhos.

O que eu sei é que eu estou intrigado. Esse certo impasse que existe entre nós está me deixando…

Artur Mafud

I.T. consultant 9-5, trying to be a better version of me all the time

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store